Pense de
forma ambiciosa
1.
Como podemos ser realmente mais ambiciosos em
imaginar novas maneiras que os alunos possam aprender e demonstrar sua
aprendizagem para nós?
2. Descubra algum alvo de dificuldade em sua sala de aula.
3.
Faça um resumo de como você pode melhorar a sua de
aula com uso de tecnologia.
4.
Como seus alunos podem desenvolver uma performance
significativa na compreensão sobre o conteúdo usando tecnologia? Como os alunos
podem demostrar sua compreensão usando vários meios de comunicação, por
escrito, pela fala, em vídeo, em meios computacionais? Eles compartilham
produtos autênticos de sua aprendizagem e pesquisa com as pessoas da escola,
com as pessoas em sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo? Como
utilizar a capacidade da tecnologia para quebrar as barreiras do tempo e do
espaço, para que o trabalho feito na sala de aula seja mais real e
incrivelmente poderoso e motivador?
3
RESPOSTA.
O
ser humano é um ser para a educação, é um ser para a decisão. Segundo a
reflexão de Carlos Brandão (1993, p. 7) “o
ser humano não tem como fugir da educação...”. Ao longo de todo nosso
processo de evolução educacional somos obrigados a tomar decisões. Mas será que
só a educação sistemática implica que o indivíduo tenha tido um processo
satisfatório? Será que uma educação de qualidade é aquela em que o indivíduo
passa por um processo educativo, mas não que no final, não é capaz de interagir
com seu semelhante na igualdade da diversidade?
Frente
a esse questionamento me posiciono dizendo que é ambicioso imaginar que os
alunos possam realmente demonstrar sua aprendizagem para nós sem considerar que
a escola não é o único meio dele adquirir conhecimento. O aluno não poderá
realmente interagir com seu semelhante se o sistema escolar for excludente,
fazendo com que o mesmo não apenas exerça presença, mas que façam-se presentes
e atuantes.
Fazer
que nossos alunos possam aprender e demonstrar sua aprendizagem, é considerar o
que ele traz de bagagem fora da escola e essa carga vem do uso que ele faz das
tecnologias. Talvez, seja essa a maior dificuldade enfrentada nas salas de
aula. O professor admitir que o uso dessas tecnologias proporcionaram ao
estudante um acesso aos conhecimentos extra classes. Se o professor for
resistente em se aproximar das tecnologias, continuaremos sendo ambiciosos em
pensar que nossos alunos possam realmente demonstrar para nos sua real
aprendizagem. Considero isso uma forma de exclusão.
Assim
sendo, para que eu possa melhorar minha aula com o uso das tecnologias penso
que a solução é inovar. Inovar é fazer de um jeito diferente o que nós fazemos
cotidianamente, portanto dar as aulas aproveitando todo esse conhecimento dos
alunos que eles adquiriram nas mídias, mostrar o que é correto ou não, usar
essas mídias nas aulas, enfim, abrigar dentro da sala de aula as tecnologias
que já não podem mais serem vistas separadas das escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário