quarta-feira, 2 de novembro de 2016

AULA 1 (Exercício 3)




Pense de forma ambiciosa
1.      Como podemos ser realmente mais ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos possam aprender e demonstrar sua aprendizagem para nós?
2.      Descubra algum alvo de dificuldade em sua sala de aula.
3.      Faça um resumo de como você pode melhorar a sua de aula com uso de tecnologia.
4.      Como seus alunos podem desenvolver uma performance significativa na compreensão sobre o conteúdo usando tecnologia? Como os alunos podem demostrar sua compreensão usando vários meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios computacionais? Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo? Como utilizar a capacidade da tecnologia para quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho feito na sala de aula seja mais real e incrivelmente poderoso e motivador?




3
RESPOSTA.

O ser humano é um ser para a educação, é um ser para a decisão. Segundo a reflexão de Carlos Brandão (1993, p. 7) “o ser humano não tem como fugir da educação...”. Ao longo de todo nosso processo de evolução educacional somos obrigados a tomar decisões. Mas será que só a educação sistemática implica que o indivíduo tenha tido um processo satisfatório? Será que uma educação de qualidade é aquela em que o indivíduo passa por um processo educativo, mas não que no final, não é capaz de interagir com seu semelhante na igualdade da diversidade?
Frente a esse questionamento me posiciono dizendo que é ambicioso imaginar que os alunos possam realmente demonstrar sua aprendizagem para nós sem considerar que a escola não é o único meio dele adquirir conhecimento. O aluno não poderá realmente interagir com seu semelhante se o sistema escolar for excludente, fazendo com que o mesmo não apenas exerça presença, mas que façam-se presentes e atuantes.
Fazer que nossos alunos possam aprender e demonstrar sua aprendizagem, é considerar o que ele traz de bagagem fora da escola e essa carga vem do uso que ele faz das tecnologias. Talvez, seja essa a maior dificuldade enfrentada nas salas de aula. O professor admitir que o uso dessas tecnologias proporcionaram ao estudante um acesso aos conhecimentos extra classes. Se o professor for resistente em se aproximar das tecnologias, continuaremos sendo ambiciosos em pensar que nossos alunos possam realmente demonstrar para nos sua real aprendizagem. Considero isso uma forma de exclusão.
Assim sendo, para que eu possa melhorar minha aula com o uso das tecnologias penso que a solução é inovar. Inovar é fazer de um jeito diferente o que nós fazemos cotidianamente, portanto dar as aulas aproveitando todo esse conhecimento dos alunos que eles adquiriram nas mídias, mostrar o que é correto ou não, usar essas mídias nas aulas, enfim, abrigar dentro da sala de aula as tecnologias que já não podem mais serem vistas separadas das escolas.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário