segunda-feira, 14 de novembro de 2016

AULA 2



EXERCÍCIO 1
ATIVIDADE: máquina de pipoca ou faca do chefe de cozinha?
1.      Há todos os tipos de jogos digitais que são projetados para serem usados em sala de aula. Gostaríamos de olhar em volta e tentar compreender pelo menos uma. Aqui estão as instruções:
2.      Encontrar um jogo digital educacional que seja como uma máquina de pipoca ou como uma faca do chefe de cozinha. Diga-nos porque você pensa assim.
3.      Exemplo: Lure of the Labyrinth é como uma pipoqueira. É fortemente focada na pré-álgebra. MinecraftEdu é como uma faca do chefe. Ela pode ser usada para apoiar lições de matemática, geografia, história, e outros tópicos.
4.      Em seguida, considere brevemente como um professor pode usar um jogo em uma sala de aula e escreva uma frase ou duas sobre o assunto.
5.      Exemplo: Jogo X poderia substituir uma planilha em frações por causa dos problemas práticos que são parte do jogo.
6.      Não sabe onde encontrar jogos? Assista ao vídeo: Ferramentas de Ensino
7.      Você também pode, por exemplo, ver os jogos disponíveis no portal do professor do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=258
8.      Se você estiver interessado em jogos educacionais menos recentes, archive.org tem uma coleção que vale a pena visitar (nem todos os jogos são educativos).
9.      Compartilhe seus pensamentos com os seus colegas no fórum.

RESPOSTA:
O jogo digital  educacional  foi encontrado no site da PROATIVA Grupo de Pesquisa e  Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem.
 É um Applets de Física, onde o objeto de aprendizagem e a descrição da atividade é o EFEITO FOTOELÉTRICO.
Segundo informações do site: “Esse jogo é uma metáfora do efeito fotoelétrico, cuja coerente explicação envolvendo o conceito de quanta de luz (fóton) foi dado por Einstein em 1905. No canhão de luz você poderá selecionar a cor dos fótons e intensidade (número de balas) e verificar se os patos que representam os elétrons de uma superfície metálica, serão ou não arrancados.”
Escolhi um applets de Física pois é a disciplina que trabalho no E.M. O site da PROATIVA não oferece muitas opções para essa disciplina e os itens relacionados também são escassos.
A ideia do jogo é consistente, mas não oferece fases e depois  que o aluno entende que a cor do fóton depende da frequência de corte dos metais relacionados, o jogo perde um pouco o sentido. Mas é interessante até os alunos descobrirem isso. Por exemplo: a frequência de corte do sódio é 5,5 . 1014 Hz. Calibrando o canhão de luz para essa cor dos fótons, o aluno atira no pato.
Outro fato interessante é que o professor pode fazer um download do objeto, do arquivo. Salvar no seu computador o material e utilizá-lo em sala sem o acesso a internet.
O Pato Quântico é sem dúvida uma máquina de pipoca, pois seu foco é exclusivamente a Física



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