quarta-feira, 2 de novembro de 2016

AULA 1 (Exercício 1)




        Você está interessado em alguma tecnologia específica?
  1. Existe alguma tecnologia educacional que você está especialmente interessado? Talvez você possa ter utilizado como aluno ou professor. Talvez você tenha lido sobre ela, e você pensa que é uma ferramenta de grande potencial para aprendizagem.
    1. Poste o nome de sua tecnologia como título (Exemplo: iCivics)
    2. Explique brevemente a tecnologia, o público alvo, e como ela fomenta a aprendizagem. Também, considere: essa tecnologia tem a intensão de ser usada para educação? Pode ser hardware, software, ou outra. Se possível, link uma gravura ou outra informação adicional.
RESPOSTA.
Tenho interesse no software  GeoGebra (https://www.geogebra.org) e na planilha eletrônica LibreOffice Calc (https://pt-br.libreoffice.org).
O GEOGEBRA é um software matemático para representar graficamente equações algébricas e suas soluções reais. Ele é desenhado especificamente para o ensino e aprendizagem de Geometria, Álgebra e Cálculo. Foi desenvolvido por Markus Hohenwarter da Universidade de Salzburg para educação matemática nas escolas e tem prosseguido em desenvolvimento na Flórida Atlantic University.  É basicamente um sistema de geometria dinâmico com a utilização de pontos, retas, segmentos de retas, polígonos, etc. Ele também lida com vetores, deriva e integra funções e oferece comandos para se encontrar raízes e pontos extremos de uma função. Recebeu vários prêmios como aplicativo educacional na Suécia, Áustria e Alemanha.  É escrito na linguagem Java e é disponível em várias plataformas.
A planilha eletrônica LIBREOFFICE CALC funciona como qualquer outra planilha eletrônica onde você fornece os dados e pode manipulá-los para tomada de decisões. Ela  é usada para implementar métodos numéricos que são utilizados na resolução das equações.
Ambas são ferramentas gratuitas, e facilmente acessíveis às escolas, desde que tenham um laboratório de informática e acesso à internet. O GEOGEGRA também tem o benefício de apresentar em um único ambiente visual, as características geométricas e algébricas de um mesmo objeto, o que facilita o ensino para o professor e o aprendizado para o aluno. Pode ser  usado desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior.

Sites relacionados: https://www.geogebra.org                           
                               https://pt-br.libreoffice.org


Ilustração1 – Modelo de gráfico no GeoGebra.


 
 Ilustração 2: Modelo de planilha no LibreOffice Calc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário